Download this datacard
Overview
Lobbying Costs
150,000€
Financial year: Jan 2017 - Jun 2017
Lobbyists (Full time equivalent)
12.5 Fte (50)
Lobbyists with EP accreditation
0
High-level Commission meetings
2
Lobbying Costs over the years
-
Info
Banco Comercial Português, S.A. (Millennium bcp)
EU Transparency Register
147822918905-17 First registered on 24 Sep 2015
Goals / Remit
O Millennium bcp é o maior Banco privado português, assumindo uma posição determinante no mercado financeiro em Portugal: é o segundo maior Banco e a primeira instituição bancária privada em termos de quota de mercado - quer em crédito a clientes, quer em recursos totais de clientes, com uma expressiva rede de distribuição bancária no país, operando com com 695 sucursais em 2014. É também uma instituição de referência na Europa e em África, através das suas operações bancárias na Polónia, Moçambique, Angola e Suíça. Todas as operações operam sob a marca Millennium.
A visão do BCP é ser o Banco de referência no serviço ao Cliente, com base em plataformas de distribuição inovadoras, em que parte relevante dos recursos está alocada ao Retalho e às Empresas, em mercados de elevado potencial com um nível de eficiência superior, traduzido num compromisso com um rácio de eficiência que se situe em níveis de referência para o setor e com uma reforçada disciplina na gestão de capital, liquidez e de custos.
A sua missão consiste em criar valor para o Cliente através de produtos e de serviços bancários e financeiros de qualidade superior, observando rigorosos e elevados padrões de conduta e responsabilidade corporativa, crescendo com rendibilidade e sustentabilidade, de modo a proporcionar um retorno atrativo aos Acionistas, que fundamente e reforce a autonomia estratégica e a identidade corporativa.
As três fases do Plano Estratégico são as seguintes:
Fase 1 (2012 a 2013): Definir as bases para o desenvolvimento futuro sustentável. Durante a primeira fase do Plano Estratégico, a prioridade chave consistiu no reforço do balanço através da redução da dependência do financiamento no mercado wholesale e do aumento dos rácios de capital regulamentar.
Fase 2 (2014-2015): Criação de condições para o crescimento e rendibilidade
Durante a segunda fase do Plano Estratégico, o enfoque consiste na recuperação da rendibilidade das operações domésticas do Banco, em conjunto com o desenvolvimento continuado das subsidiárias internacionais na Polónia, em Moçambique e em Angola. Espera-se que a melhoria da rendibilidade doméstica seja impulsionada principalmente: i) pelo aumento da margem financeira através da redução do custo dos depósitos e da alteração do mix do crédito, privilegiando produtos de melhor margem; ii) pela continuação do enfoque na otimização de custos operacionais através da redução do número de colaboradores e a eliminação de sobreposições administrativas; e iii) pela adoção de rigorosos limites de risco de crédito, reduzindo-se dessa forma as necessidades de provisionamento.
Fase 3 (2016-2017): Crescimento sustentado
Durante a terceira fase, a gestão estará enfocada em alcançar um crescimento sustentável do resultado líquido, beneficiando da implementação bem sucedida das duas primeiras fases do Plano Estratégico, de um melhor equilíbrio entre as contribuições das operações domésticas e internacionais para rendibilidade e da conclusão do processo de liquidação/ desinvestimento da carteira não core do Banco.
A estratégia do Millennium bcp tem sido a de promover uma cultura de responsabilidade social, desenvolvendo acções para e com vários grupos de Stakeholders com o objectivo de, directa ou indirectamente, contribuir para o desenvolvimento social dos países em que opera, dividindo a intervenção do Banco nas dimensões:
•Envolvimento com a comunidade externa e com a comunidade interna (Colaboradores); •Oferta de produtos e serviços que incorporam princípios sociais e ambientais; •Partilha dos princípios de sustentabilidade.Main EU files targeted
- mercado interno;
- mercados financeiros;
- união bancária europeia;
- políticas de recuperação e resolução de instituições financeiras;
- abuso de informação privilegiada e manipulação de mercado;
- corporate governance;
- reforma europeia de auditoria;
- concorrência;
- proteção de dados pessoais;
- comunicações eletronicas;
- Estratégia Europa 2020Address
Head Office
Praça D.João I, 28
Porto
Porto 4000-295 Porto
PORTUGAL -
People
Total lobbyists declared
50
Employment time Lobbyists 25% 50 Lobbyists (Full time equivalent)
12.5
Lobbyists with EP accreditation
No lobbyists with EP accreditations
Complementary Information
None declared
Person in charge of EU relations
Ana Pina Cabral (Secretária da Sociedade)
Person with legal responsibility
Ana Pina Cabral (Secretária da Sociedade)
-
Categories
Category
II - In-house lobbyists and trade/business/professional associations
Subcategory
Companies & groups
-
Networking
Affiliation
https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institucional/sustentabilidade/Pages/sustentabilidade.aspx
Member organisations
None declared
-
Financial Data
Closed financial year
Jan 2017 - Jun 2017
Lobbying costs for closed financial year
150,000€
Other financial info
https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institucional/investidores/Pages/RelatorioContas.aspx
-
EU Structures
Groups (European Commission)
None
ACC
None
Groups (European Parliament)
None
Communication activities
informação divulgada no site
http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institucional/sustentabilidade
O Millennium bcp materializa a sua estratégia de envolvimento com a comunidade externa essencialmente em quatro áreas de atuação:
- Promoção e divulgação da Cultura;
- Promoção da Educação e Investigação;
- Promoção de ações de solidariedade e Beneficência;
- Participação em Atividades Comunitárias.
A política ambiental do Millennium bcp está centrada em três vetores essenciais que visam a minimização dos impactes ambientais diretos do Banco e também a minimização dos impactes indiretos, associados à atividade dos seus Clientes:
- Apoiar os Clientes na transição para uma economia com menor impacte ambiental;
- Minimizar a pegada ecológica do Banco;
- Envolver, influenciar e ser influenciado pela Sociedade.
No âmbito da estratégia de responsabilidade social, o Millennium bcp é subscritor de princípios de referência na área de sustentabilidade e é membro de Entidades que garantem a transparência e ética empresarial adotados na comunicação com os Clientes, comprometendo-se assim, a respeitar e promover na sua esfera de influência, um conjunto de valores chave nas áreas dos direitos humanos, normas laborais, normas sociais e ambientais e combate à corrupção.
O Millennium bcp mantém uma relação responsável com os seus Fornecedores baseada numa avaliação contínua e na partilha dos valores de sustentabilidade.
Em todas as operações do Grupo BCP privilegia-se a compra a Fornecedores do próprio país.
O Millennium bcp disponibiliza uma oferta completa e abrangente de produtos e serviços financeiros para cada segmento de Clientes, sempre com a preocupação de responder de forma inovadora e adaptada ao enquadramento socioeconómico vivido em cada momento.
O Millennium bcp é subscritor de princípios de referência no âmbito do desenvolvimento sustentável e contribui para organizações nacionais e internacionais.
Millennium bcp pertence à International Advertising Association, acompanhando temas como a auto-regulação na comunicação comercial e a dinamização das melhores práticas de marketing, dando uma ênfase muito especial às várias vertentes da responsabilidade social.
O Millennium bcp é membro fundador do BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, uma associação sem fins lucrativos, membro da rede regional do WBCSD - World Business Council for Sustainable Development, que tem como objectivos, entre outros, mudar comportamentos, encontrar novas e diferentes formas de trabalhar e aprender com as boas práticas dos parceiros e concorrentes.
Global Reporting Initiative (GRI) - O Millennium bcp foi um dos sponsor do lançamento do GRI em Portugal, que estabelece directrizes de reporte no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social. Estes indicadores permitem estabelecer referenciais e assegurar a comparabilidade da informação entre empresas distintas e ao longo do tempo. O Millennium bcp elabora os seus relatórios de acordo com as Directrizes estabelecidas pela Global Reporting Initiative, para o nível A+.
No âmbito da adesão aos Princípios do Global Compact, propostos pelas Nações Unidas, o Millennium bcp compromete-se a cumprir o conjunto dos 10 Princípios que estabelecem um conjunto de valores no âmbito dos Direitos Humanos, condições de trabalho, protecção do ambiente e anti-corrupção.Other activities
None declared
- Meetings
Meetings
2 meetings found. Download meetings
The list below only covers meetings held since November 2014 with commissioners, their cabinet members or directors-general at the European Commission; other lobby meetings with lower-level staff may have taken place, but the European Commission doesn't proactively publish information about these meetings. For more information about which commissioner is responsible for which portfolio, check out this link: https://commissioners.ec.europa.eu/index_en All information below comes from European Commission web pages.
1 July 2024: We have noted that some meetings are appearing in duplicate, ie. some meetings seem to be listed twice. This seems to be because the Commission changes some element of a meeting data after the meeting has first been listed, which causes LobbyFacts to register it as a new meeting. We are investigating further.
-
Date 07 Apr 2016 Location Brussels Subject Economic situation in Portugal Cabinet Cabinet of Commissioner Carlos Moedas Portfolio Research, Science and Innovation Attending - Carlos Moedas (Commissioner)
-
Date 21 Sep 2015 Location Brussels Subject Financial Services Policy Cabinet Cabinet of Commissioner Jonathan Hill Portfolio Financial Stability, Financial Services and Capital Markets Union Attending - Denzil Davidson (Cabinet member)
- Jonathan Hill (Commissioner)
Other Lobbyists
- Meetings